domingo, 5 de abril de 2009

ACTIVIDADE " A minha Janela de Johary"

Com este exercício tenta-se que os estudantes de cada grupo se conheçam melhor, individualmente e colectivamente, para se organizarem como o “Grupo de Trabalho”. Tendo presente a Janela de Johary, pretendia-se que cada um de nós construi-se a sua própria janela e a debate-sem em grupo.
A janela de Joahry tem 4 áreas: uma primeira que diz respeito áquilo que eu conheço de mim e que também dou a conhecer aos outros, uma outra área referente a uma área que conheço de mim mas que os outros desconhecem, mais uma área que aponta aquilo que os outros vêem em mim mas eu nao conheço e ainda uma última área que se refere a tudo aquilo que eu não conheço em mim mas os outros também não conhecem.
Terminada a tarefa dentro dos possiveis realizamos um relatório que dá conta de tudo aquilo que achamos ser importante no debate desta actividade.

" Depois de realizadas as janelas de Joary discutimos em grupo as características de todos os elementos do grupo que tinham sido assinaladas na Janela de Joary realizada.
Podemos então ver que apesar de existirem características que não conhecíamos uns dos outros, e por isso nos surpreendemos um pouco, a maioria delas não constituíram novidade para nós pois para além de termos um relacionamento pessoal próximo já tínhamos trabalhado juntos em trabalhos anteriores, o que facilita e muito a coesão do grupo.
Na área da mancha cega, as características que os outros vêem em nós mas que nós não conseguimos reconhecer em nós próprios, acabámos por mais uma vez nos surpreender com todas aquelas características que os nosso colegas sempre viam em nós enquanto pessoas e enquanto membros do grupo de trabalho e que nós desconhecíamos ter.
Na área da Fachada, no geral foram indicados poucos aspectos porque esta área está mais relacionada com as vivências mais intimas de cada um de nós e por isso não se torna tão fácil denunciar muito aspectos perante um grupo de pessoas que apesar de nossas conhecidas possuem graus de relação diferentes para cada um de nós. Em detrimento desta área temos uma área designada de “Arena” que foi a mais preenchida e também a mais discutida entre nós a fim de concordarmos ou não com aquilo que era dito, levando-nos pois a concluir que existe uma boa comunicação entre o grupo. Na área da mancha cega, as características que os outros vêem em nós mas que nós não conseguimos reconhecer em nós próprios, acabámos por mais uma vez nos surpreender com todas aquelas características que os nosso colegas sempre viam em nós enquanto pessoas e enquanto membros do grupo de trabalho e que nós desconhecíamos ter.
No que respeita ao quadrante referente ao “ Desconhecido” até agora não conseguimos preencher nenhum aspecto mas acreditamos que ao longo do tempo irão surgir características nesta área.
Esta dinâmica permitiu-nos conhecermo-nos um pouco melhor apesar de já nos conhecermos suficientemente bem tanto em termos de trabalho como em termos pessoais embora nos tivéssemos acabado por surpreender com alguns aspectos que foram referidos enquanto discutíamos as nossas características. Acreditamos que ao longo do tempo de trabalho iremos progredir como grupo e portanto possuirmos mais conhecimentos uns dos outros. Esta progressão poderá influenciar o nosso trabalho positivamente. No inicio da tarefa pareceu-nos ser uma tarefa bastante acessível no entanto ela não se mostrou assim tão fácil pois o mais fácil foi mostrar feedback em relação aos outros membros do grupo e bloquearmos um pouco quando se tratou de reconhecer algumas das nossa características."

6 comentários:

  1. Caros participantes
    deixo um desafio:

    afinal conhecemo-nos mais, menos ou tal qual como pensávamos?

    e em relação aos outros?

    bom trabalho
    mrp

    ResponderEliminar
  2. parece-nos um desafio interessante, pois ao contrário do que muitas vezes pensamos, existem sempre segredos em cada pessoa que vamos descobrindo com o tempo... mas também é esse mistério que se torna num desafio. De facto conhecemo-nos, mas não como às vezes pensavamos....

    ResponderEliminar
  3. Iterresante as dinâmicas gostei de umas .

    ResponderEliminar
  4. muito interessante esse tipo de dinamicas,pois gera intimidade entre os participantes.

    ResponderEliminar
  5. Olá, quero compartilhar com você o Almanaque de Brincadeiras e Dinâmicas. Eles contêm 1000 atividades recreativas, dentre brincadeiras de rua, brincadeiras infantis, brincadeiras antigas, brincadeiras folclóricas, brincadeiras para jovens, dinâmicas de grupo e tarefas de gincana para todas as idades e ocasiões. É um monumento da recreação e seu download é totalmente grátis. Vale a pena baixar, divulgar... e brincar!

    ResponderEliminar