quinta-feira, 9 de abril de 2009

Historinha Clínica

Dinâmica: Historinha Clínica

Objectivo: Treinar a memorização, a atenção ao que o outro diz, cooperar numa tarefa;

Procedimento: Todos devem estar posicionados em circulo de forma a que todos se possam ver. O organizador da dinâmica deve ter nas mãos um objecto pequeno e direccionado a todos deve começar a história dizendo: este é o Senhor ... Em seguida deve passar o objecto à pessoa ao seu lado que deverá acrescentar mais um promenor à história clínica. Sempre repetindo tudo o que foi dito. (Ex: este é o senhor Gomes, casado ...), e assim sucessivamente, até que alguém erre a ordem da história, pagando assim uma prenda (simbólica) à escolha do grupo (limite estabelecido anteriormente).

Recompensa escolhida: um café;

Objecto escolhido: um espelho.


Os principais objectivos da dinâmica proposta era treinar a memorização, a atenção ao que o outro diz e por isso fizemos um minuto de silêncio para que fosse mais fácil concentrarmo-nos para a pôr-mos em prática. Este minuto foi cumprido apesar de estarmos nos claustros da faculdade e haver muito ruído, contudo os sorrisos de cumplicidade entre os elementos do grupo foram inevitáveis! Para realizar a dinâmica seguimos as instruções indicadas pela professora e colocamo-nos em círculo para facilitar a comunicação entre nós e escolhemos também a recompensa, que seria dada pelo elemento que falhasse, tal como o objecto que iria servir para a dinâmica, sendo este um espelho.






Como é visível no primeiro vídeo a primeira vez que fizemos a dinâmica não correu da forma como esperávamos por diversas razões: o local não era o mais apropriado pois havia barulho à nossa volta, um dos elementos acrescentou muitos pormenores ao objectivo dificultando assim o trabalho dos outros elementos e ainda o facto de um dos elementos não estar com os seus níveis de concentração muito apurados, falhando sempre que o objecto chegava a ele. Posto isto, decidimos que poderia ser mais benéfico realizar a dinâmica começando-a do lado inverso!






Como podemos observar, as falhas aconteceram apenas no último elemento que acabou por se baralhar com os diversos aspectos que tinham sido referidos em relação ao Sr. Espelho.

Como forma conclusiva podemos ainda salientar que nenhum dos elementos pensou na recompensa estipulada previamente, havendo apenas um dos elementos que numa das vezes tentou dificultar o trabalho dos outros e de referir ainda que a história foi tendo algumas hesitações pelo meio ficando bloqueada por momentos.


1 comentário:

  1. olá jovens participantes

    acabei de começar a seguir o vosso blog.

    a ideia parece-me bem conseguida

    lanço, desde já, um deafio ao grupo, para o qual já posuem suporte teórico para discutirem:
    o que poderá significar um elemento complicar a história de modo a dificultar o alcançar do objectivo?
    como ultrapassar esse constrangimento?

    e já agora gostava de saber... como terminou a vossa dinâmica?

    conseguiram uma mensagem de grupo?
    qual?

    sa não conseguirma estão mesmo a tempo de pensarem nela...
    bom trabalho
    aguardo o vosso feedback no formato de comentário. voltarei aqui 3ª feira.
    até lá...
    mrp

    ResponderEliminar